Manhã de Ciência e Tecnologia movimenta Univiçosa no II Conhecer

Manhã de Ciência e Tecnologia movimenta Univiçosa no II Conhecer
Publicado em 10 de junho de 2013

Representantes da Univiçosa com os campeões do II Conhecer

Consciência. Esta foi a principal característica dos jovens que participaram do II Conhecer (Mostra de Ciência e Tecnologia da Univiçosa/Esuv), na manhã deste sábado (8), no Campus Univiçosa. Consciência política, social, ambiental e econômica em todos os trabalhos apresentados. Foram 20 inscritos e 14 apresentados durante o evento, representando escolas públicas e particulares de Viçosa e região. Temas variados abordaram desde questões ligadas ao comportamento humano como a importância do abraço, por exemplo, até altas tecnologias, como foi o caso do trabalho vencedor, que explorou o baixo aproveitamento de uma das maiores riquezas do Brasil: o nióbio, metal muito raro em todo o Planeta que o Brasil tem de sobra. Fundamental para a indústria de alta tecnologia, ele teria potencial para mudar a realidade socioeconômica do País, mas estaria relegado a último plano segundo algumas teorias.

O II Conhecer foi aberto às 9h da manhã pelo Diretor Acadêmico da Univiçosa, Professor Per Christian Braathen, e pela Diretora da Faculdade, Professora Adriana Cambuí, além do Coordenador da Mostra, Professor Cristiano Luiz Gomide Cabral. Avaliaram os trabalhos os professores da Univiçosa/Esuv Sérgio Domingues, Rogério Pinto, Fraikson Cleiton Fuscaldi, Viviane Lélis e Marcelo Dias da Silva. Além dos estudantes que vieram apresentar seus trabalhos, compareceram à mostra professores das escolas inscritas, familiares e outras pessoas interessadas nas pesquisas.

Veja as fotos!

Comentando o sucesso do II Conhecer, Cristiano Cabral destaca o envolvimento dos concluintes do Ensino Médio com a pesquisa. “Este é um pequeno e importante passo inicial. Ao entrarem na Faculdade, vocês começarão a escrever seu currículo. Tudo que fizerem em termos de pesquisa vai somar pontos importantes numa futura seleção de Mestrado e Doutorado”, disse aos participantes.

Os vencedores

“Nióbio”, o trabalho vencedor do II Conhecer, veio da Escola Estadual “Professor Antônio Gonçalves Lanna”, de Ponte Nova, orientado pela Professora Daisy Irias da Silva e realizado por Rafael Isaac Primavera Carneiro, Pablo Henrique de Souza Fernandes e Saimon da Silva Martins.

A segunda colocada foi a Escola Estadual “Dr. Mariano Rocha”, de Teixeiras, que havia vencido a primeira edição. No II Conhecer, a Escola foi vice-campeã com o trabalho “Pequenos gestos: o diferencial na vida das pessoas”, orientado pela Professora Maria das Dores da Silva Lana, feito pelos alunos: Danielle Dias Cardoso, Joel Junior Pastor e Laís Soares Santos.

Na terceira colocação ficou o Colégio Da Vinci, de Viçosa, com “Construções sustentáveis”, orientado pelo professor Gabriel Henrique Sperandio, realizado pelas alunas Bárbara Dias de Souza, Marcela Belcavelo Lino Silva e Taynara Gomes Carvalho.

A premiação

Cada escola dos três primeiros colocados receberá o projetor multimídia e troféu. Cada professor orientador dos três primeiros colocados receberá um notebook e certificado de participação. Cada aluno dos grupos que ficaram nas primeiras colocações receberá bolsa parcial para estudar na Univiçosa/Esuv: 75% de bolsa para o primeiro lugar, 50% para o segundo lugar e 25% para o terceiro.

No sábado houve a entrega simbólica da premiação. A entrega oficial está sendo agendada com os vencedores.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/23cd1252-8933-4991-bdc0-542b9f7496ed