Se você tem problema de coluna a Osteopatia pode ajudar

Se você tem problema de coluna a Osteopatia pode ajudar
Publicado em 10 de setembro de 2010

Osteopatia é atribuição de Fisioterapeuta especializado

* Celber Limonge

A Osteopatia é uma especialidade da Fisioterapia que utiliza terapias manuais para restabelecer as estruturas articulares, musculares e viscerais, melhorando a função e promovendo a saúde do paciente.

Na Europa e América do Norte, a Osteopatia é uma profissão independente. No Brasil, este curso de pós-graduação é oferecido por Fisioterapeutas Osteopatas, brasileiros e estrangeiros, e tem duração de 5 anos.

O trabalho se dá através da avaliação da mecânica do movimento; observam-se alterações e diminuição da mobilidade de músculos, vísceras, articulações, fáscias e ligamentos, e utilizam-se técnicas osteopáticas para promover a função e o equilíbrio corporal.

Os casos mais comuns são os “problemas de coluna”. A coluna é dividida em segmentos vertebrais responsáveis por executar movimentos de grande amplitude, complexos e harmônicos. Quando um ou mais segmentos apresentam uma disfunção muscular ou articular, outros são sobrecarregados para adaptar o conjunto à nova realidade. Esta adaptação, apesar de normal e natural, provoca o desgaste acelerado das articulações sobrecarregadas, causando hérnias discais, artroses, “bicos-de-papagaio”, espasmos musculares, tendinites, cefaléias, gastrite, refluxo, hérnia de hiato, transtornos intestinais e urogenitais, dentre outros. A Osteopatia identifica e libera os segmentos comprometidos distribuindo melhor as cargas e tensões, aliviando a dor e os sintomas.

Os resultados são percebidos logo nas primeiras intervenções. Em geral o tratamento segue uma sessão semanal buscando o alívio da dor durante a sessão.

Os comprometimentos ortopédicos, traumatológicos e viscerais – dores de coluna, ombro, cotovelo, punho, mão, quadril, joelho, tornozelo e pé, assim como, LER/DORT (Lesões por Esforços Repetitivos/Distúrbios Osteo-musculares Relacionados ao Trabalho), tendinites, fibromialgia, cefaléias, disfunção temporomandibular, distúrbios gastrointestinais e urogenitais –, são os que apresentam maior sucesso.

Em breve a Clínica Escola da Univiçosa irá oferecer procedimentos de osteopatia ao público de Viçosa e região.

* Fisioterapeuta, especialista em Osteopatia, Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/229f174a-20ea-4cf8-8877-aed90f264b0d