Nos próximos dias 29 e 30 o Gestor do Curso de Fisioterapia da Univiçosa, Celber Limonge (foto), vai ministrar o curso “Terapia Manual na Hérnias Discais”, em Manaus (AM).
A coluna vertebral lombar é fonte de um grande número de disfunções que fazem parte da rotina diária dos consultórios e clínicas e, talvez, seja a maior causa de consultas ao fisioterapeuta atualmente. Dentre estas patologias, as hérnias discais são as que causam mais disfunções e temor ao paciente.
Dentre os recursos à disposição do fisioterapeuta, a terapia manual é inegavelmente uma ferramenta muito eficiente, segura e rápida. O conhecimento das técnicas de terapia manual está bastante difundido entre os fisioterapeutas, porém as técnicas são apenas instrumentos; o resultado satisfatório do tratamento virá da sabedoria na escolha e combinação dos recursos e na sua aplicação de forma correta.
Além de ensinar as técnicas de avaliação e tratamento da osteopatia, maitland, mckenzie, mobilização neural, estabilização e pompage, o curso a ser ministrado em Manaus pelo Gestor da Univiçosa vai discutir a aplicação destas especialidades, analisar as possibilidades e a tomada de decisão sobre quando e qual técnica utilizar ou tecido atingir, dentro de uma abordagem clínica, citando e analisando situações frequentes do dia a dia, além de propor soluções.
É um curso voltado inteiramente para a solução dos problemas clínicos cotidianos decorrentes das hérnias de disco lombar, com aplicabilidade imediata do conhecimento adquirido.
Conteúdo programático:
- Aspectos anatômicos, fisiológicos e cinesiológicos da coluna vertebral e pelve;
- Sintomatologias da coluna e pelve;
- Testes específicos articulares, musculares, capsoligamentares e radiculares;
- Imaginologia;
- Conceitos e aplicações das manipulações Osteopáticas da coluna vertebral e pelve (Thrust, Energia Muscular; Mobilização Rítmica, Streching, técnicas miofaciais e alongamentos específicos);
- Abordagens terapêuticas nas lesões discais, facetárias, nas tensões capsuloligamentares, nas disfunções musculares e radiculares, além dos processos degenerativos;
- Diagnóstico diferencial;
- Indicações, contra-indicações e precauções da manipulação vertebral;
- Raciocínio clínico;
- Discussão de casos.
Destinado a profissionais e acadêmicos de Fisioterapia, o curso terá 16h de duração e 70% das atividades serão práticas.