Aluno de Engenharia Ambiental embarca para intercâmbio na Romênia

Aluno de Engenharia Ambiental embarca para intercâmbio na Romênia
Publicado em 16 de dezembro de 2015

Arthur Martins antes do embarque para Romênia

Embarcou nesta quarta-feira (16) para intercâmbio de dois meses em Iasi (Moldávia, Romênia) o acadêmico Arthur Martins, do oitavo período do curso de Engenharia Ambiental da Univiçosa. A iniciativa é resultado da parceria entre a Univiçosa e a AIESEC, rede global que explora e desenvolve o potencial de liderança dos membros para impactarem positivamente na sociedade. Presente em mais de 120 países, a AIESEC é uma organização mundial, sem fins lucrativos, formada por jovens universitários e por graduados recentes. A organização oferece experiência de desenvolvimento integrada através de oportunidades de liderança, intercâmbios sociais, intercâmbios profissionais e participação em um ambiente global de aprendizado.

Durante o intercâmbio, Arthur Martins irá realizar um projeto social com estudantes de 6 a 15 anos a fim de levar uma nova visão de mundo através da perspectiva de um brasileiro. Terá também a oportunidade de promover atividades de desenvolvimento de habilidades extracurriculares, proporcionando mais autoconfiança aos jovens. Vai, ainda, desenvolver sua comunicação em inglês, língua falada no país.

Ricardo Filho, Presidente do Comitê Local, disse que a AIESEC acredita que os jovens que participam do intercâmbio desenvolvem habilidades, como o empoderamento de outras pessoas, por liderarem um projeto e dependerem do desempenho de terceiros para o sucesso do mesmo, além de desenvolver uma comunicação efetiva para que isso aconteça. “O autoconhecimento por estarem vivenciando um ambiente desafiador e uma cultura completamente diferente das suas, repensando muitas vezes sobre os seus pontos fortes e pontos a desenvolver, além de seus valores pessoais. O comportamento orientado para a solução, tendo muitas vezes serem resilientes e dispostos a enfrentar os desafios que possam vir a acontecer. E ser um cidadão global, por conhecerem a realidade de outro país, percebendo os problemas que ocorrem ao redor do mundo e se sentindo responsáveis pela mudança e impacto positivo que podem realizar”.

Para Daniella Sette, gestora do curso de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Univiçosa, é uma grande satisfação saber que, desde que foi firmada a parceria com a AIESEC, já foram selecionados três estudantes da Univiçosa para o intercâmbio, todos eles do curso de Engenharia Ambiental. “Em julho deste ano, dois de nossos alunos do oitavo período do curso de Engenharia Ambiental, Paulo Victor Oliveira de Souza e Ludimila Viana de Souza, foram para a Colômbia e voltaram de lá entusiasmados com o trabalho desenvolvido e com o Programa. Agora é vez do Arthur, também aluno do oitavo perído do curso de Engenharia Ambiental, ir para a Romênia. É, sem dúvida, uma excelente oportunidade para aprendizado, troca de experiências com outros estudantes e profissionais, além de se conhecer novas culturas e enfrentar inúmeros desafios”, relata Daniella Sette.

Arthur Martins diz que desde que estudava no Ensino Médio tinha curiosidade e interesse nos estudos que abrangem o meio ambiente e que quando começou a cursar Engenharia Ambiental em 2012 se deparou com profissionais bem capacitados que o direcionou à sua futura área de atuação. “No ano passado eu viajei à Europa, mas não como experiência de intercâmbio. Agora, estou indo com outra perspectiva, porque eu vou morar lá e ser inserido em uma cultura muito diferente da nossa. Sempre tive grande interesse em realizar um intercâmbio, mas nem sempre as oportunidades eram as melhores. Sempre soube da AIESEC e sua grande função social. Conheci através de amigos que já realizaram o intercâmbio, conheço a Suellen Santana Silveira [ex-presidente do Comitê Local] há um tempo e agora os meus ‘gerentes’, que juntos despertaram o meu interesse em ir para a Romênia. A minha área de estágio é interessante, pois irei trabalhar com jovens romenos, realizando o autoconhecimento de suas próprias habilidades, despertando seus interesses para aplicá-los na escolha do seu futuro. Essas ações podem contribuir para o meu crescimento profissional e pessoal, devido à mistura cultural, novas áreas de abrangência, promovendo o amadurecimento de minhas ideias. Estou muito feliz com essa nova experiência, minhas expectativas são as melhores e estou extremamente curioso para conhecer as novas pessoas e os novos lugares”.

Segundo Rosângela Rodrigues (Núcleo de Estágio da Univiçosa) a parceria está funcionado muito bem. A AIESEC tem um escritório local que funciona anexo a Clínica de Psicologia da Unidade 1. O convênio foi firmado em julho de 2014 e o escritório atende alunos de toda comunidade acadêmica de Viçosa. O Núcleo de Estágio é responsável por divulgar vagas de estágios aos alunos da Univiçosa. “Disponibilizamos no sistema acadêmico, no email do aluno e nos murais da Instituição. Divulgamos também oportunidades de emprego e concursos aos ex-alunos no site da Univiçosa e enviamos por email”, explica.

O acadêmico interessado em fazer intercâmbios e estágios deve entrar em contato com o Núcleo de Estágios da Univiçosa através dos telefones: (31) 3899 8077 (Unidade 1) e (31) 3899 8081 (Unidade 2) ou pelo e-mail: nucleodeestagio@univicosa.com.br. Para maiores informações junto a AIESEC unidade Viçosa/MG: cidadaoglobalvc@gamil.com


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/1f48bc75-bd75-4ea5-8628-68f746e31f58