O primeiro diagnóstico de cisto epidermóide ovariano em vaca leiteira do Brasil foi relatado pelo Serviço de Patologia do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. O diagnóstico foi feito no Hospital Veterinário.
A lesão é pouco conhecida e ainda não foram identificados os seus efeitos sobre a capacidade reprodutiva dos animais e suas possíveis causas. O relato foi apresentado durante o III SIMPAC: Simpósio de Produção Científica da Univiçosa, pela acadêmica de Medicina Veterinária Thalita Evani Silva de Oliveira (5 período), e faz parte do trabalho de conclusão de curso do acadêmico Raoni Rohr. Thalita e Raoni tem como orientador o professor de Patologia João Paulo Machado.
O trabalho recebeu comentários positivos dos avaliadores, professores e alunos, sobretudo pelo fato de ser o primeiro relato sobre a patologia no Brasil e um dos poucos do mundo. Segundo os autores, o cisto epidermóide ovariano em vaca leiteira pode ser mais frequente na rotina veterinária e estaria sendo negligenciado por ser pouco conhecido.
A divulgação deste trabalho durante o III SIMPAC evidencia a importância acadêmica e técnico-científica do evento promovido anualmente pela Univiçosa.