Nesta segunda-feira (23), alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Química da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa visitaram a Granja Piglândia, localizada na zona rural do município de Coimbra (MG). A visita foi coordenada pela Gestora Daniella Sette e pelas professoras Cláudia Nakamura e Elisa Dias.
Na granja, a principal atividade é a suinocultura em ciclo completo, em sistema de criação totalmente confinado. O principal impacto ambiental causado pela suinocultura é a poluição de cursos d’água devido ao lançamento de efluentes sem o tratamento adequado. O efluente líquido da suinocultura é constituído por fezes, urina, água desperdiçada por bebedouros e utilizadas na higienização, resíduos de ração, pelos, poeira e outros materiais decorrentes do processo produtivo.
“Foi uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem o tratamento dado aos efluentes gerados na suinocultura, podendo ver de perto a estrutura e o funcionamento de tanques de equalização, biodigestores e lagoas de estabilização, que constituem etapas do tratamento”, diz Daniella Sette.