No sábado (9), acadêmicos do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa, visitaram parte da região serrana do Rio de Janeiro atingida por temporais e deslizamentos de terra em janeiro. As chuvas provocaram mortes, deixaram centenas de desabrigados e desalojados e causaram grande prejuízo à geomorfologia local. Antes de Gestão Ambiental, alunos e professores de Psicologia também estiveram na região.
O grupo, liderado pelo Professor Leandro Dias Cardoso Carvalho, teve a oportunidade de conciliar os conhecimentos adquiridos nas aulas de “Análise Geo-Ambiental” com a realidade vista nas áreas destruídas.
Leandro Dias aproveitou para discutir: manejo e conservação de bacias hidrográficas; formação vegetal do tipo Mata Atlântica e Campos Rupestres; relevo e tipos de solos; fatores e elementos climáticos; e uso e ocupação do espaço geográfico. “A viagem foi muito proveitosa. Discutimos também a forma de ocupação humana e sua co-responsabilidade naquele trágico evento ambiental”, afirmou.