A Univiçosa possui, em sua Unidade 1, uma sala específica para aplicação de um “novo” modelo pedagógico: a metodologia ativa. Esse modelo é utilizado com o objetivo de atualizar o processo educacional. Dessa forma, o estudante interage com o assunto em destaque dado pelo professor de várias formas: ouvindo, falando, perguntando, discutindo e ensinando. Isso faz com que o aluno passe a utilizar mais o conhecimento através de um raciocínio intenso e de alto nível para obter a análise, a resolução de problemas, a síntese, a avaliação, o desenvolvimento de novas ideias e a conclusão. Portanto, o aluno é estimulado pelo professor, através de aulas dinâmicas e de grande aprofundamento do conteúdo, de forma a que o estudante não receba as informações de forma passiva.
Ontem (12) e anteontem, as turmas de Engenharia Química assistiram as primeiras aulas com a aplicação de Metodologia Ativa, ministradas pela Professora Raquel Moreira Maduro de Carvalho (Química, Mestre e Doutora em Engenharia Química). O ponto inicial da proposta pedagógica foram algumas explanações referentes à instrumentação industrial, diferença entre gás e vapor e o funcionamento de um trocador de calor e um forno. Em seguida, os alunos foram estimulados a se imaginarem dentro de uma indústria onde teriam que identificar os problemas, solucioná-los e dar opções de processos em um trocador de calor e um forno. Após muita discussão, questionamentos e estudos de casos incentivados pela professora, cada grupo elaborou um relatório conclusivo.
Os alunos relataram um conhecimento mais profundo a respeito do assunto abordado pela professora, e foram levados a raciocinar como se estivessem no ambiente de trabalho.