No rádio professoras falam sobre importância do ambiente de trabalho saudável

No rádio professoras falam sobre importância do ambiente de trabalho saudável
Publicado em 08 de abril de 2013

Gentileza gera gentileza (Foto: PhotoXpress)


No sábado dia 6, o “95 Entrevista”, programa de rádio da Univiçosa/Esuv em parceria com a Rádio 95 FM exibido todos os sábados, às 12h, abordou a importância da organização no ambiente de trabalho como fator de sucesso tanto para o profissional quanto para as empresas. Participaram as professoras de graduação e pós-graduação da Instituição Michele Rodrigues (Bacharel em Administração e Mestre em Administração) Sandra Libânio (Bacharel em Administração e MBA em Gestão de Pessoas).

Michele e Sandra sintetizam, no artigo abaixo, o que disseram no programa do último sábado.

“É importante e necessário que as pessoas estabeleçam certas condutas para conviver em harmonia no ambiente de trabalho, tais como:

  1. Ambiente de trabalho saudável - O ambiente de trabalho se caracteriza por condições físicas (ex.: iluminação e temperatura agradável) e materiais (ex.: equipamentos adequados para a execução de tarefas), e também por condições psicológicas e pessoais. Ao que se refere às condições psicológicas, deve-se preocupar com a eliminação de possíveis fontes de estresse, tipo de atividade motivadora, relacionamentos agradáveis e estilo de gerência democrática.
  2. Dicas para conviver em harmonia no ambiente de trabalho - Cordialidade entre os colegas; - Respeitar a opinião dos colegas; - Respeitar horários; - Ter disciplina para cumprir metas e prazos; - Se não entendeu uma instrução, pergunte, para não entregar um resultado diferente do esperado; - Cuidar do ambiente de trabalho como se fosse sua casa.
  3. Relacionamento interpessoal é uma das qualidades na contratação - Certamente a capacidade de relacionamento interpessoal é um dos atributos buscados pelas organizações no processo seletivo. Em técnicas de simulação, como a dinâmica de grupo, é possível identificar as facilidades das pessoas em se relacionar, ouvir opiniões distintas, trabalhar em equipe, liderar, delegar tarefas, que são características necessárias no dia a dia de uma organização.
  4. Perfil do chefe destes novos tempos - Hoje, a maioria das empresas busca um líder e não um chefe. Chefes são controladores, autoritários, de pouco diálogo e reconhecimento, pois sua relação é baseada no poder e remete muito às referências do passado. Os líderes, por sua vez, praticam a sua influência para inspirar as pessoas a serem compromissadas, para que possam atingir os objetivos organizacionais.
  5. Dica para o trabalhador que não aceita críticas - É importante saber ouvir críticas e encará-las como construtivas, pois receber críticas faz parte da vida. Quem trabalha em equipe ou realiza alguma atividade para o público, acaba sempre recebendo sua parcela delas, justas ou não.
  6. Formação de qualidade - Adquirir novos conhecimentos, novas habilidades, tornou-se algo fundamental para a vida e para se manter competitivo no mercado de trabalho. Para aqueles que buscam uma oportunidade nesse mercado, a inserção em um curso de graduação ou pós-graduação, torna-se essencial, já que as empresas têm como prioridade no processo seletivo a formação dos candidatos. Para aqueles profissionais que estão atuando no mercado, a busca pela boa formação será importante para sua permanência e carreira na empresa.”


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/1bec7bdf-91bc-478a-a25e-42278e0290f3