As acadêmicas Márcia Santos e Juliana Cardoso do sétimo período de Psicologia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FACISA), mantida pela Univiçosa, estão iniciando um Projeto de Extensão voltado para o público do Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI), em Viçosa – MG.
O Projeto “Superidade”, sediado nas casas 6 e 7 da Vila Gianetti (UFV), tem como objetivo principal promover a melhoria na qualidade de vida dos idosos participantes do PMTI. Entre as propostas oferecidas pelo grupo que coordena o projeto, estão o trabalho de habilidades sociais e cognitivas com atividades dinâmicas, grupos de escuta, palestras e práticas de recreação em geral.
O PMTI é um serviço de Proteção Social Básica ofertado pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e se consolida como uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV) e Universidade Federal de Viçosa (UFV). Coordenado por Ivones Oliveira, a finalidade do PMTI fortalece os vínculos familiares e comunitários de acordo com as novas orientações do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), Política Nacional da Assistência Social (PNAS) e Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS).
A Professora Renata Gomide, que leciona as disciplinas de História da Psicologia e Processos Psicológicos Básicos II, orienta o planejamento e desenvolvimento do “Superidade” e é supervisora das alunas participantes, juntamente, com a Professora de Psicologia da Univiçosa e Psicóloga do CRAS Norte de Viçosa, Araceli Romano.
As atividades do projeto tiveram início no dia 23 de abril com uma palestra sobre “Violência Contra o Idoso” ministrada pela Psicóloga Maria Margarida Neves, recém formada pela Univiçosa. Com duração de oito meses (abril a dezembro de 2012) para a viabilização das atividades, o “Superidade” retornará a sua programação no início de agosto, após período de férias dos alunos.