A expansão da graduação tecnológica e o mercado de trabalho

A expansão da graduação tecnológica e o mercado de trabalho
Publicado em 03 de outubro de 2008

Marcos Rodrigo, Cleiton Elói, Celber Limonge e Cristiano Cabral

(*) Adriana Cambuí

Dentre as modalidades de Ensino Superior, os cursos de Graduação Tecnológica têm tido nos últimos anos grande destaque junto às Instituições de Ensino de todo país.

Segundo pesquisa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP/MEC), o crescimento dos cursos tecnológicos, entre 2000 e 2002, foi de 74,7%, sendo que em 2002 eles chegaram a 636 em todo o país. Na verdade tais cursos começaram a ganhar força no Brasil a partir de 1997, na época da implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Vale ressaltar que esta modalidade de ensino é muito freqüente em países como Canadá, Estados Unidos, Coréia e em alguns países da Europa.

No entanto, muitos ainda desconhecem o fato de que o curso Tecnológico é um curso de Graduação, o que qualifica o estudante, depois de se formar, a ingressar em uma Pós-Graduação e concorrer a Concursos Públicos.
No Brasil já são mais de 1.278 cursos com aproximadamente 220 mil alunos matriculados o que representa 6% do total de alunos do ensino superior. Estima-se que a Graduação Tecnológica poderá atingir 30% do total de matrículas do ensino superior brasileiro até 2010 (Associação Nacional de Educação Tecnológica – ANET). Com duração média de dois anos, tal modalidade oferece uma melhor relação custo/benefício para os profissionais que já tenham concluído o Ensino Médio.

Os cursos de Graduação Tecnológica têm um foco profissionalizante, com uma formação geral necessária para a adaptação às novas situações e diferentes funções a serem desempenhadas em diversas fases da carreira profissional.
Durante o 1 Fórum Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, realizado no dia 15/09/08, na Unimonte/Santos, o Prof. Ângelo Luiz Cortelazzo, Coordenador de Ensino Superior do Centro Paula Souza/SP apresentou números que destacam a importância dos tecnológicos na formação profissional.

Segundo Cortelazzo, “pelas estatísticas do Centro Paula Souza, o grau de empregabilidade de egressos é de 93%. Entre os concluintes, de 86%. Além disso, 79,9% dos estudantes não encontraram dificuldades para ingressar no mercado de trabalho”.

Portanto, são números bastante animadores e que demonstram que os cursos de Graduação Tecnológica estão sintonizados com a realidade atual, na medida em que eles respondem aos desafios do mercado de trabalho, formando profissionais qualificados num curto prazo e atendem, sobretudo, um mercado altamente competitivo.

E dentro deste contexto, a Univiçosa oferece cinco Cursos de Graduação Tecnológica: Marketing, Sistemas para Internet (Comércio Eletrônico), Rede de Computadores, Gestão de Pequenas e Médias Empresas (Processos Gerenciais) e Gestão Ambiental.

Aline Trindade, aluna do Curso de Marketing, diz que se interessou muito pelo curso pelo fato de ser de curta duração, voltado para a prática e de grande aplicabilidade no meu dia-a-dia na empresa. "Os professores são muito dedicados ao curso e quando me formar pretendo me especializar, ingressando-me no Curso de Pós-Graduação”, afirma.

Carlos Antonio de Souza, aluno do Curso de Rede de Computadores, sustenta que “fazer este curso tem sido muito bom para mim, pois é uma área que demanda por muitos profissionais qualificados em todo o país e em pouco tempo estarei formado, pronto para atuar no mercado.”

O aluno de Gestão de Pequenas e Médias Empresas (Processos Gerenciais), Eustáquio Schiavon Fialho, diz que “o curso é mais voltado para a realidade de mercado, mais ágil e tem muita aplicabilidade, por isso consigo colocar em prática o que ensinado pelo professores e conseqüentemente melhoro a minha atuação profissional na empresa em que trabalho.”
José Adalto dos Santos, aluno do curso de Sistemas para Internet (Comércio Eletrônico), explica que ingressou no curso porque é uma área muito carente por mão-de-obra especializada: "com isso conquisto mais espaço no mercado de trabalho. As aulas realizadas no laboratório, como por exemplo, as de banco de dados e de programação na web, são fundamentais para exercer a prática profissional”.

E segundo a aluna de Gestão Ambiental, Rozeli Nogueira, o curso tem sido muito interessante, pois já trabalha na área ambiental. “Tenho a prática profissional e agora posso aliá-la à teoria, agregando mais conhecimentos no meu trabalho. Após a conclusão do curso, pretendo continuar meus estudos, aprofundando meus conhecimentos na área ambiental através de uma Pós-Graduação", comenta.

(*) Consultora Educacional, Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/1b88fdbe-30f6-4aac-be24-9605c65c148b