Neste sábado (20), seis empresas simuladas e seus funcionários participaram da Roda de Negócios, na Univiçosa. No evento, foram realizadas ações de compras e venda entre as empresas. A atividade integra o conteúdo da disciplina “Empresa Simulada”, um diferencial do Curso de Gestão de Empresas (Processos Gerenciais) da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. A disciplina é ministrada no quarto período pelos professores Ive França e Mateus Mendonça.
“A simulação empresarial é uma técnica que visa a atrelar as teorias estudadas durante o curso com a prática em uma empresa simulada. A Gestão Simulada possui cerca de 10 empresas simuladas que operam comprando e vendendo no mercado virtual com vistas à sobrevivência da empresa”, diz a Gestora do Curso, Daiane de Freitas. Nos estandes da Roda de Negócios, as empresas simuladas apresentaram seus produtos, enquanto os funcionários venderam os próprios produtos e serviços e compraram de outras empresas.
Daiane de Freitas explica que, para garantir a sobrevivência, as empresas traçam estratégias de marketing, vendas, recursos humanos e financeiros. No entanto, o objeto de venda e o capital são fictícios, ou seja, quando se é vendido algo, o envio da nota fiscal ao cliente simboliza o recebimento da mercadoria e o pagamento é feito através do banco simulado ou do envio de cheque pelo cliente ao vendedor.
O aluno teve a oportunidade de atuar em diversas áreas de Gestão que são necessárias para o planejamento, tais como a elaboração de catálogos, banners, divulgação, promoções especiais, bom atendimento e compra de matéria-prima para que as vendas fossem bem sucedidas.
A avaliação foi positiva porque os estudantes vivenciaram como as empresas atuam em um mercado competitivo e apresentaram suas estratégias de marketing e técnicas de negociação. “A Roda de Negócios foi um sucesso! Pela primeira vez houve uma Roda de Negócios desse porte na Univiçosa, com a participação de 6 empresas que planejaram o evento e suas estratégias de vendas”, comemora da Professora Ive Brandão.
“Proporcionar ao aluno uma vivência de todas as etapas administrativas, desde a criação da empresa e seleção de funcionários até a venda do seu produto ou serviço, é o objetivo da disciplina Empresa Simulada. Em eventos como a Roda de Negócios destacam-se o trabalho de grupo desenvolvido e as ferramentas de marketing e comunicação aplicadas ao mercado no intuito de obter lucro”, analisa Daiane de Freitas.
A Roda de Negócios foi realizada pelos alunos dos cursos de Gestão de Empresas e do MBA em Gestão Estratégica de Negócios.