Convidada pela organização, a Univiçosa participou da Feira Mineira de Suinocultura (Suinfest), no Centro de Eventos Babilônia, em Ponte Nova (MG), dias 30 e 31 de julho. A iniciativa é da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap), em parceria com a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova (Coosuiponte). A Suinfest apresentou a produtores de diversas partes do Brasil o que há de mais recente na suinocultura, além de promover a troca de conhecimentos. A delegação da Univiçosa foi liderada pelo Economista Guilherme Castanheira, Coordenador da Univiçosa Empresarial.
Em um dos projetos da Univiçosa, alunos de Engenharia Química apresentaram a Eng Beer, cerveja artesanal produzida nos laboratórios da Faculdade . “Com a participação, mostramos o que a Univiçosa faz para estimular o empreendedorismo entre os seus alunos”, diz Guilherme Castanheira. “O público presente se encantou com a visão dos estudantes e com o apoio da Instituição. Foi muito bom porque nossos alunos tiveram esse contato com o mercado e, principalmente, viram de perto a grande possibilidade de se tornarem donos do próprio negócio a partir do ano que vem, quando se formarem”.
Os alunos envolvidos: Geovani Gomes de Souza, Lucas Resende Gonçalves Silva, Riellys Ignachiti Cacilhas e Gustavo Fontes Rodrigues, ficaram muito satisfeitos porque a participação na Suinfest foi produtiva e a Eng Beer teve grande aceitação.
O Professor de Estratégia e Planejamento da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Fava Neves, engenheiro agrônomo especialista em agronegócio, destacou a iniciativa não apenas durante o evento, mas também após, com direito a uma postagem em seu perfil pessoal no Facebook — foto. Em poucos minutos houve mais de 500 acessos na rede de relacionamentos do Professor, e ele fez questão de colocar ‘alunos da Univiçosa fazendo coisas úteis’, ou seja, projetos úteis. Alguns dos palestrantes apreciaram tanto a bebida que pediram novas amostras. A Gestora do curso de Engenharia Química, Daniella Sette, ressalta a iniciativa dos estudantes. "O projeto surgiu de uma iniciativa dos próprios alunos, após terem feito um trabalho sobre o assunto na disciplina ‘Processos Orgânicos Industriais’, lecionada pela professora Skarllet Toledo. Os alunos procuraram a mim e à professora Skarllet para orientá-los no projeto, já com toda a matéria-prima encomendada e praticamente tudo pronto para a execução. A Univiçosa, através do curso de Engenharia Química, apoiou a ideia desde o início, comprando os equipamentos e utensílios necessários para a produção e disponibilizando os laboratórios. Por mérito total dos alunos, a cerveja fez sucesso desde a primeira degustação. Eles estão de parabéns pela iniciativa do projeto e pelo grande sucesso na SuinFest."
Outro projeto que também mereceu destaque na Suinfest foi um software desenvolvido por dois professores da Univiçosa, destinado ao segmento da suinocultura. É um sistema de monitoramento de granjas que leva em conta a temperatura, a umidade do ar e o grau de amônia presente em partes específicas da granja. Essas informações são importantes para o suinocultor corrigir processos e evitar problemas no rebanho. O software foi muito bem aceito, gerando uma proposta de disponibilização do sistema pela Coosuiponte para mais de 100 granjas da região e do Espírito Santo. A parceria está em fase final de negociação.
Os professores dos cursos de Redes de Computadores e Engenharia Química William Rosário dos Santos e Hermes Nunes Pereira Júnior, são os autores do projeto de monitoramento e automação de granja de suínos. Na Suinfest, eles discutiram com pesquisadores de várias empresas os rumos possíveis do sistema e como ele pode ajudar a melhorar a produção das granjas.
“Avalio como positiva a participação na oitava edição da Suinfest. As pessoas conheceram uma Univiçosa diferenciada, onde alunos são estimulados a desenvolver habilidades empreendedoras e professores se tornam sócios da Instituição em produtos e serviços aqui desenvolvidos. Uma possível parceria com a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga e com a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região está sendo discutida, e o software de monitoramento de granjas poderá ser comercializado, exclusivamente, por essas entidades representativas da atividade suinícola”, conclui Guilherme Castanheira.