Em junho começa a primeira etapa de mais um projeto de extensão da Univiçosa/Esuv envolvendo o Hospital Veterinário. O projeto “Univiçosa na Comunidade” irá abranger desde o atendimento clínico até a castração de cães e gatos da população carente de Viçosa e região, com preços simbólicos e triagem da população.
Através do “Univiçosa na Comunidade”, o aluno terá ganhos significativos no aprendizado permitindo a eles uma extensão da aplicabilidade teórica, assim como o aperfeiçoamento, prático tanto no setor de clínica médica quanto cirúrgica. Participam do projeto professores, alunos de graduação (voluntários) e médicos veterinários prestadores de serviço. O objetivo é educar e conscientizar a população acerca de temas como posse responsável, controle populacional, controle de zoonoses e o não abandono de animais.
Serão duas etapas: a primeira começa em junho, com as castrações; e a segunda etapa, em julho, com o retorno das aulas e o atendimento clínico. Ambas serão continuadas durante todo o ano de 2013.
“A participação dos nossos alunos de graduação em conjunto com os professores, permite que o senso crítico deles seja estimulado por meio de variadas situações clínicas como também situações onde o poder socioeconômico exerce uma grande influência na criação e qualidade de vida desses animais, tornando os nossos alunos mais capacitados a desenvolver atividades semelhantes depois de formados”, explica a professora Waleska Ferreira Dantas (Médica Veterinária, Mestre em Bioquímica, Professora de “Patologia Clínica”).
A triagem para as castrações terá início na próxima quarta-feira (5) durante o horário comercial. Os interessados poderão obter outras informações pelo telefone do Hospital Veterinário da Univiçosa/Esuv: (31) 3899 8052.