Teve início nesta segunda-feira (15) o curso de capacitação direcionado aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) sob o tema “Desenvolvimento Neuropsicomotor (DNPM) de 0 a 12 meses e Desfralde”. O curso também acontecerá nos dias 22 e 29 de junho.
O curso é mais uma iniciativa do projeto de Extensão Uninasf. Tem como objetivo levar mais conhecimento aos profissionais que estão em relação direta com a população adstrita da Estratégia Saúde da Família do Bairro Silvestre.
A intenção é permitir que, conhecendo melhor o tema o ACS, identifique precocemente qualquer anormalidade no DNPM no primeiro ano de vida da criança e, fazendo isto, permita uma intervenção precoce da ESF ou até mesmo dos outros níveis de intervenção quando necessário.
O primeiro ano é uma fase de grandes mudanças, onde ocorre maior plasticidade cerebral. Por isso a intervenção nesta fase da vida aumenta a chance de atenuar os atrasos apresentados pela criança quando encaminhada precocemente aos profissionais capacitados para atendê-la.
Outro ponto abordado é a retirada de fraldas ou desfralde. O objetivo não é orientar a antecipação dessa retirada e sim, fazê-la no momento certo. Tanto a antecipação quanto o adiamento poderá gerar problemas futuros já que a criança só esta preparada para o desfralde a partir dos dezoito meses, quando é capaz de entender e manifestar o desejo sobre suas necessidades fisiológicas.
O curso foi montado pelas alunas do curso de Fisioterapia Gilmara Stanciole e Joelma Souza, sob supervisão da professora Isabel Silva.