Balanço positivo e mensagem de esperança marcam reunião da Direção com professores e funcionários

Balanço positivo e mensagem de esperança marcam reunião da Direção com professores e funcionários
Publicado em 14 de dezembro de 2015

Professor Evaldo Zeferino, Diretor Geral da Univiçosa, fala aos professores


Não se pode fechar os olhos para a crise que vivemos. A crise passa pelos valores éticos, pela política, pela economia, e impõe marcas profundas em toda a sociedade. Mas, com trabalho sério e criatividade superamos diversos desafios ao longo do ano e vamos continuar avançando. Essa foi a mensagem do Diretor Geral da Univiçosa, Professor Evaldo Zeferino Rodrigues, a professores e funcionários nas reuniões de final de ano.

Nesta quinta-feira (10), pela manhã na sala 213 da Unidade 1, e à noite na sala 10 da Unidade 2, o encontro com os professores serviu para alinhar questões como o Calendário 2016, VIII SIMPAC (Simpósio de Iniciação Acadêmica), II Colóquio, EaD (Educação a Distância), normatização de contratação de professores 2016, dentre outros assuntos operacionais. Além do Diretor Geral, também participaram dos encontros com os docentes o Diretor Acadêmico, Professor Per Christian Braathen; e o Diretor Administrativo-Financeiro, Professor Mateus Mendonça Vieira.

“Estamos fechando o ano juntamente com nossos professores, e esse fechamento serve para vários motivos: o primeiro é realmente uma reflexão por tudo de bom que fizemos em 2015, pensando, fazendo críticas positivas, olhando para o que podemos melhorar em 2016. Tivemos eventos como o SIMPAC, Colóquio, reuniões, palestras. Esse fechamento tem como pano de fundo nosso objetivo constante, que é melhorar a cada ano. Acertamos muito em 2015 e faremos um 2016 melhor ainda. Também é um momento de confraternização, para desejar a todos um excelente Natal e um Ano Novo cheio de paz, união e muito trabalho para todos nós”, diz o Professor Evaldo Zeferino Rodrigues.

A Gestora do Curso de Gestão Ambiental, Professora Cristiane Pires, destaca que 2015 foi um ano de bastante trabalho junto a alunos e ao corpo docente. “O ano de 2016 promete. Haverá uma reformulação na grade curricular do curso, teremos novas disciplinas e professores. Na pós-graduação, um novo curso será oferecido na área de perícia [Auditoria e Perícia Ambiental], com professores renomados da área”.

O Professor Rogério Pinto, Coordenador Pedagógico e membro do NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão), diz que, neste ano de 2015, o Colóquio marcou a dinâmica que estamos vivenciando na questão da Educação Superior do Brasil, onde há necessidade de várias modificações. “O Colóquio trouxe para nós uma necessidade de nos adequarmos aos modelos de novos alunos que estão chegando. Então, as metodologias com as quais trabalhávamos se modificaram e a cada momento nós temos que nos atualizar. Em 2015 houve essa marca, essa discussão. Tivemos também o SIMPAC, nosso Simpósio de Produção Acadêmica, e, simultaneamente, o I Seminário de Ensino à Docência: os meninos que trabalham com a monitoria, nossos alunos carinhosamente tratados assim, mas já possuem a envergadura de bons professores, e nós temos participado desse treinamento. Para 2016 esperamos o II Colóquio, na verdade colhendo tudo aquilo que plantamos em 2015. Pretendemos preparar uma programação que atenda as demandas verificadas no I Colóquio. Entendemos que, de agora para frente, vai ser uma constante renovação, a formação continuada também dos professores, porque os novos alunos se modificaram e nós precisamos acompanhar tudo que vem pela frente”.

Marciano Matias Ângelo, professor do curso de Engenharia Civil, resaltou que as facilidades para o professor dar aula na Univiçosa favorecem muito o ensino, quando comparado às suas experiências em outras faculdades. “O que eu encontrei na Univiçosa facilita mesmo o nosso trabalho e a aprendizagem dos alunos. Coisas simples como o xerox organizado, a orientação do gestor do curso e do coordenador pedagógico para sempre tirarmos nossas dúvidas, as reuniões sempre produtivas e, principalmente, a liberdade que temos para trabalhar. O clima é muito agradável”.

Cada professor recebeu o Manual de Metodologias Ativas, organizado pelo Professor Per Christian Braathen.

No encontro com os colaboradores, sexta-feira dia 11, na sala 213 da Unidade 1, os diretores falaram aos funcionários técnico-administrativos sobre temas relacionados ao funcionamento da Univiçosa, fazendo um balanço das ações de 2015, das conquistas acadêmicas. “Os méritos e as responsabilidades são compartilhados entre alunos, professores, colaboradores e Direção. Todos nós trabalhamos com o objetivo comum de oferecer o melhor ensino superior aos nossos alunos e formar profissionais capazes de transformar a sociedade”, disse o Professor Evaldo Zeferino Rodrigues.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/17d273f3-f673-469c-824c-93eb3036a64f