Palestra sobre BIM abre parceria promissora com Kléos Magalhães

Palestra sobre BIM abre parceria promissora com Kléos Magalhães
Publicado em 20 de maio de 2014

Sala lotada de manhã e à noite


Um sucesso de público e o início de uma parceria promissora. Assim o Gestor do Curso de Engenharia Civil da UNIVIÇOSA, Adonai Fineza, classificou a palestra “BIM: Building Information Modeling e Suas Aplicações na Engenharia Civil”, com o Engenheiro Kléos Magalhães Lenz Cesar Junior, realizada ontem (19). Professor da universidade Federal de Viçosa, Engenheiro Civil desde 1988 com Mestrado e PhD, Kléos Magalhães falou para 88 estudantes pela manhã e 132 à noite.

Veja fotos!

“Envolvemos 220 acadêmicos e o Professor Kléos Magalhães ficou tão contente com o grande público e receptividade que firmou um compromisso de estender a liberação do software CAD (de uma empresa belga) para os computadores de nosso laboratório gratuitamente”, diz Adonai Fineza, acenando com outras possíveis parcerias.

Building Information Model

BIM (Building Information Model ou Building Information Modeling) significa tanto Modelo de Informação da Construção quanto Modelagem de Informação da Construção. É um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

O BIM abrange geometria, relações espaciais, informações geográficas, quantidades e propriedades construtivas de componentes. Pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e fases de instalação.

A partir do momento em que se desenha uma peça arquitetônica, como, por exemplo, um pequeno edifício, constituído por quatro paredes, um telhado e uma laje de piso, toda a informação necessária para a sua validação e execução, se encontra automaticamente associada a cada um dos elementos.

Numa típica aplicação BIM, a concepção do edifício é feita através da agregação dos elementos construtivos tanto em 2D quanto em 3D. Para cada elemento construtivo, como uma parede, por exemplo, é possível especificar não só parâmetros geométricos como espessura, comprimento e altura, mas, também, outros parâmetros, como material da parede, tramas de superfície, propriedades térmicas e acústicas, custos de material e custos de construção, dentre outros, permitindo ao utilizador, inclusive, a introdução de parâmetros a seu critério.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/1575c00a-d0b2-4347-b424-916ce80d89f5