Obras de saneamento, que vão desde a drenagem de terrenos até a construção de aterros sanitários, financiadas pela Caixa Econômica Federal, dependem de avaliações técnicas e acompanhamento especializado de engenheiros, antes da liberação dos recursos. É, basicamente, o mesmo processo burocrático que ocorre nos financiamentos habitacionais. Assim é também em outros segmentos custeados com dinheiro público, ampliando em muito o mercado de trabalho para as diversas áreas da Engenharia.
Para liberar os recursos financeiros necessários, os órgãos governamentais dependem de avaliações de custos e viabilidade realizadas por equipes de engenheiros.
Especialistas em mercado de trabalho apontam os investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) como fator de ampliação da demanda por engenheiros em todo o País. No próximo concurso da Caixa, esta deve ser a atividade mais contemplada. O concurso deve ser aberto em 2012 com 5 mil vagas para profissionais de nível superior. Os salários oscilarão entre R$ 1.784 e R$ 7.931, mas ainda não há data para o edital ser divulgado.