Guia de Profissões de TI Administrador de Banco de Dados DBA

Guia de Profissões de TI Administrador de Banco de Dados DBA
Publicado em 12 de novembro de 2015

Foto: MorgueFile.com

Bruno Torres Satler: Mestre em Ciência da Computação: Engenharia de Software e Bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Viçosa. Professor do curso de Redes de Computadores da Univiçosa

Nos dias de hoje é praticamente impossível imaginar um cenário no qual um programa de computador não precise, pelo menos em uma de suas etapas, consultar, manipular ou armazenar as informações resultantes dos seus processos lógicos.

De nada adiantaria todo o poder de processamento dos computadores atuais, as redes de altíssima velocidade e os softwares desenvolvidos com tecnologia de ponta se não fosse possível armazenar os dados de forma eficiente e segura.

Os dados precisam estar disponíveis, consistentes, íntegros, definidos, confiáveis, compartilhados e em segurança para que as decisões gerenciais sejam ágeis, precisas e oportunas. É nesse contexto que entra o DBA (ou Administrador de Banco de Dados). Ele é o responsável pela “saúde” dos dados, isto é, pela manutenção e refinamento dos bancos de dados das corporações.

Segundo uma definição da revista Info:

“Coordena, controla e acompanha as atividades de administração do banco de dados (DBA), envolvendo a instalação, configuração, projeto físico e manutenção do banco de dados atuais, a fim de agilizar e facilitar os trabalhos de desenvolvimento de sistemas, em atendimento às necessidades dos clientes, orientando quanto ao seu desenvolvimento e esclarecendo dúvidas de administração dos dados, a fim de assegurar a sua idealização dentro dos padrões de qualidade e dos prazos estipulados.”

Principais responsabilidades e atribuições do profissional

O DBA é o profissional que administra as bases de dados e conhecimento da instituição. É responsável por auxiliar na modelagem de dados, validar modelos, integrar modelos com modelos corporativos, definir e manter padrões e normas de segurança, instalar e manter SGBD e criar e manter instâncias de banco de dados.

A rotina de uma DBA se divide em 3 grandes atividades: Modelagem, Administração do software e versões do SGBD e Criação e manutenção das instâncias instaladas. Como atividade constante é necessário que o DBA acompanhe os tempos das consultas e administre os backups e espaços utilizados pelas instâncias dos bancos instalados. Ele atua na manutenção e refinamento de bancos de dados, alterações na estrutura do banco para expansão e adaptações de sistemas, monitoramento e identificação de falhas para aperfeiçoamento de bancos de dados e coordenação de programadores.

Média salarial

Um DBA pode ganhar a partir de R$ 1.600 (iniciante) e tem seu salário atrelado à complexidade e criticidade da informação na empresa. Em alguns casos chegam a ganhar R$ 10.000,00 em grandes e complexas instalações.

Perfil do profissional

Profissional técnico, com interesse em desenvolvimento, software básico e capaz de ser um gestor. O DBA é um gestor da informação e é ele quem normatiza os modelos e utilização dos dados.

Formação necessária

Além de formação superior na área de TI (Tecnólogo em Redes de Computadores ou Sistemas para Internet são excelentes opções), é desejável que um DBA conheça a área de programação para auxiliar na modelagem dos esquemas e monitorar as SQL criadas pelos desenvolvedores. É interessante também cursos específicos de SQL, Administração e Ajuste do SGBD (Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados) utilizado na instalação. Para complementar, existem certificações nos principais SGBD de mercado. Estas certificações dão credibilidade ao profissional e permitem uma maior empregabilidade do mesmo.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/10aa7c82-9e76-4d9c-8546-0f36c668b3c6