Tem sequência um projeto iniciado em 2010 pelo Psicólogo Bruno Cury, Professor do Curso de Psicologia da Univiçosa, através da editora CRV. Cury acaba de lançar o livro “Humanismo em Cena: Comentários de Filmes à Luz do Referencial Teórico da Abordagem Centrada na Pessoa – Volume 2”.
A obra reúne artigos de diversos autores espalhados pelo Brasil, escritos por professores, alunos e psicólogos. Bruno Cury afirma que, mesmo envolvido com inúmeras atividades profissionais, continua assistindo a diversos filmes sempre que possível e utilizando-os em sala de aula para ilustrar os conteúdos lecionados, independentemente da disciplina.
O livro abrange cinco filmes brasileiros. “O cinema nacional ganhou notoriedade e respeito e vem se consolidando a partir do reconhecimento da Academia através das premiações anuais da maior autoridade no assunto, o Oscar”, diz o professor. São comentados, dentre estes longas, dois documentários; os outros dezoito filmes variam quanto à sua origem, abrangendo produções européias, asiáticas, americanas e oceânicas.
Em texto no site da editora, Bruno Cury afirma: “Desde que a Abordagem Centrada na Pessoa incorporou-se em minha vida e, principalmente, em mim, basicamente desde 2004, e mais concretamente a partir do VII Fórum Nacional realizado em Nova Friburgo [RJ], em 2007, tenho estado muito preocupado com a produção bibliográfica humanista que, na minha forma de ver, ainda é precária. Muitos profissionais ainda defendem a ideia de que não devemos nos preocupar tanto com isso e fazendo jus a um jargão que me parece muito equivocado: a tal ideia de que esta abordagem, ou estilo de vida, é uma ‘revolução silenciosa’. Preocupar-me, portanto, em sistematizar este tipo de conhecimento, e valorizar os profissionais desta área é, também, contrariamente ao jargão, um grito de protesto.”
Parabenizando Bruno Cury, a Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa, Ângela Figueira afirma: “É um professor atuante, que, além de lecionar, supervisiona estágios e coordena a Clínica Escola de Psicologia na Univiçosa. É fundamental destacar que, na obra organizada pelo professor Bruno, há diversos capítulos escritos por alunos dos atuais sétimo e nono períodos do nosso Curso de Psicologia, bem como da turma que se formou em janeiro deste ano”.