Professora da Univiçosa estimula consulta ao site do Ministério da Saúde

Professora da Univiçosa estimula consulta ao site do Ministério da Saúde
Publicado em 18 de agosto de 2010

Professora da Univiçosa estimula consulta ao site do Ministério da Saúde

* Rosilene Cardoso Barbosa 

A CGPAN (Coordenação Geral da Política de Alimentação e Nutrição) relaciona-se, na estrutura orgânica do Ministério da Saúde, ao Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde. Tem como principal missão implementar ações de acordo com as diretrizes da PNAN (Política Nacional de Alimentação e Nutrição) com vistas a garantia de condições de saúde adequadas à população brasileira.
 
Eu seu Site, a CGPAN disponibiliza farto material informativo, apresentando problemas e soluções na área de saúde pública relacionados a alimentação e nutrição. Assim pode-se ter conhecimento a respeito de alimentação saudável, conhecer sobre as principais carências de micronutrientes, hipertensão e diabetes, saúde bucal, o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional) e o Programa Bolsa Família. O site traz também notícias atuais sobre eventos e pesquisas, com destaque para a realização de uma pesquisa sobre a atuação dos nutricionistas no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família).
 
Também podem ser consultadas várias publicações de conteúdo muito rico como, por exemplo, a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, Cadernos de Atenção Básica com temas diversos, a TACO (Tabela de Composição de Alimentos), o Manual do SISVAN, o Guia Alimentar para a População Brasileira, o Guia Alimentar para Crianças Menores de 2 Anos, diversos fôlderes, cartazes, manuais e álbuns seriados. Há, ainda spots de rádio e apresentações de capacitações.
 
Além disso, a CGPAN disponibiliza toda a legislação referente à área de alimentação e nutrição, como alimentação escolar, iodação do sal, fortificação das farinhas, segurança alimentar, um questionário sobre alimentação e nutrição para ajudar cada indivíduo a identificar seu perfil alimentar, calcular seu IMC e seu gasto calórico, além de oferecer orientações sobre alimentação saudável para todas as fases do ciclo da vida.
 
Infelizmente, uma pesquisa realizada em 2006 pelo Conselho Federal de Nutrição intitulada “Inserção Profissional dos Nutricionistas no Brasil” relatou, entre outros aspectos, que os nutricionistas utilizavam pouco esses materiais: apenas 18,9% dos nutricionistas consultam frequentemente o acervo; 30,7% conheciam, mas não utilizavam; e 34% nem sequer conheciam tais materiais.
 
Os conteúdos são seguros, constantemente atualizados, graficamente bem produzidos e também podem ser requisitados por e-mail, caso estejam esgotados, não tenham sido impressos e nem se encontrem disponíveis para download.
 
Portanto, é muito proveitoso realizar visitas periódicas ao site e utilizar os as informações disponíveis tanto para conhecimento pessoal quanto para orientar indivíduos e comunidade em geral.
 
* Professora de “Nutrição e Dietética” do Curso de Nutrição da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/0f166204-32ba-474c-bf3c-8efdf27c17ff