A pele é um dos órgãos mais importantes do corpo humano, especialmente por desempenhar a função de barreira protetora do organismo. Sua superfície é recoberta por uma película natural constituída por óleos produzidos nas glândulas sebáceas e de suor. Conhecida como camada hidrolipídica, esta película é um hidratante natural, com a função de proteger a pele de agressões, manter o teor de umidade e evitar o ressecamento.
Além da presença da emulsão natural (óleos e suor) a pele se mantém hidratada pela ação da matriz lipídica intracelular, pelos corneodesmossomos e pelas aquaporinas, mecanismos naturais de hidrorregulação que fixam a água na pele mantendo a hidratação. Quando desidratadas as células da pele responsáveis por manter a elasticidade e turgidez não produzem adequadamente a elastina e o colágeno, favorecendo a longo prazo o envelhecimento cutâneo e o aparecimento de rugas.
Vento, alterações bruscas de temperatura e ar seco estão entre os grandes responsáveis pelo ressecamento da pele. No fim do inverno é comum o predomínio de dias quentes e secos, para evitar a desidratação, especialmente em áreas expostas do corpo (rosto, pescoço e braços), é importante intensificar os cuidados com a pele.
As formulações hidratantes estão indicadas para corrigir e restabelecer o equilíbrio cutâneo. Os ativos ácido hialurônico, D-pantenol e elastina estão sendo indicados como hidratantes em vários protocolos estéticos. O ácido hialurônico tem ação hidroprotetora impedindo a perda de água. O D-pantenol é hidrantante com ação antiinflamatória, que auxilia na cicatrização de pequenas lesões. A elastina recupera a pele formando um filme protetor.
Em dias secos, os cuidados com a pele devem ir além do uso de hidratantes e incluir medidas como: evitar exposição solar excessiva, não utilizar produtos faciais e para o corpo que contenham álcool etílico (favorecem a perda de água), evitar o uso de detergentes e sabonetes de menor qualidade, e intensificar o uso de protetores solares.
No inverno e em períodos com baixa umidade relativa do ar, o ideal é fazer uma hidratação profunda da pele, pelo menos uma vez por semana. Esta hidratação deve incluir as seguintes etapas:
- Limpeza: promover a limpeza da pele com algodão umedecido. Alguns extratos naturais podem auxiliar na higienização da pele, mas devem ser utilizados após a indicação de um especialista.
- Esfoliação: fazer uma esfoliação cutânea com movimentos circulares suaves e um creme ou mousse esfoliante, que são menos agressivos que sabonetes esfoliativos.
- Hidratação: aplicar uma camada de máscara ou loção hidratante, cobrir a pele com gaze e ocluir por 15 minutos. Formulações com ácido hialurônicos e elastina, têm sido amplamente indicadas por dermatologistas, pela boa hidratação que promovem.
- Finalizar os cuidados com a pele aplicando fotoprotetores, preferencialmente os filtros solares com hidrantes na formulação e com FPS acima de 20. É importante salientar que a aplicação deste produto deve ser diária, e não apenas em dias de cuidados extras com a pele.