A importância da pós-graduação

A importância da pós-graduação
Publicado em 14 de março de 2014

Vista parcial do Pavilhão 1 da UNIVIÇOSA

Professora Adriana Silva Fialho Cambuí, Diretora de Educação Continuada/UNIVIÇOSA


Há muito tempo, bastava apenas a conclusão da graduação para conquistar um boa colocação no mercado de trabalho. Atualmente, as organizações de vários segmentos preferem quem possui um curso de pós-graduação segmentado para a área que o candidato pleiteia. E ingressar numa pós-graduação proporciona grandes benefícios aos profissionais: promoções de cargos, aumentos salariais, valorização profissional, mudança de carreira e desenvolvimento de novas habilidades e conhecimentos, dentre outros. Nos últimos 20 anos, houve uma expressiva procura pelos inúmeros cursos de pós-graduação ofertados no mercado. Mas, na medida em que se aumenta a procura pelos cursos, surgem muitas dúvidas pertinentes a esta modalidade.

Os cursos de pós-graduação, como o próprio nome diz, são cursos realizados após a conclusão da graduação. Têm como objetivo desenvolver habilidades em diversas áreas do conhecimento, visando uma formação técnico-científica para o exercício das atividades profissionais, de ensino e de pesquisa. Os programas de pós-graduação são divididos em duas categorias: Lato Sensu — cursos de Especialização com carga horária mínima de 360 horas, focados na prática profissional. Ao final, é elaborado um Trabalho de Conclusão de Curso, que pode ser uma monografia, um projeto aplicado ou um artigo, recebendo um Certificado de Conclusão, conferindo a titulação de Especialista. Por sua vez, os cursos de Especialização na área de Administração vêm sendo identificados pelo mercado como MBA (Master in Business Administration), por influência norte-americana, costume que acabou assimilado pelas instituições de ensino superior. São considerados cursos Lato Sensu voltados para a formação de profissionais e executivos, pois seu foco é a área de gestão e negócios.

Há também os Cursos de Aperfeiçoamento, com duração mínima de 180 horas e também focados na prática profissional. Seu objetivo é aperfeiçoar e desenvolver conhecimentos em diversas áreas do saber.

Por fim, a pós-graduação Stricto Sensu engloba os cursos de Mestrado e Doutorado, direcionados para o aprendizado técnico-científico e acadêmico. Quanto aos Cursos de Mestrado, tem duração em média de 2 anos, ou seja, após o aluno cumprir os créditos necessários, ele desenvolve uma Dissertação, junto ao seu orientador, e, depois, a defende perante uma banca. Já o Doutorado é cursado no tempo médio de três a cinco anos e, ao final, é defendida uma Tese. Os respectivos cursos recebem um Diploma.

O processo de educação continuada é essencial para quem quer ingressar ou manter-se ativo, seja na área profissional, seja na área acadêmica. Sabendo da importância da continuidade dos estudos, a UNIVIÇOSA vem oferecendo, desde 2008, vários cursos de pós-graduação Lato Sensu, com resultados muito positivos.

Os cursos voltados para a área de Gestão e Direito têm uma estrutura curricular diferenciada, pois os alunos recebem 2 Certificados ao longo do curso: pós-graduação Aperfeiçoamento (180 horas) e pós-graduação Especialização/MBA na área desejada (200 h/a), perfazendo o total de 380h/a.

Faça sua inscrição!

São ofertados os MBA em: Gestão de Negócios, Gestão e Análise Ambiental, Gestão Estratégica de Pessoas e Gestão em Saúde Pública e Hospitalar; e as Especializações em: Direito do Trabalho e Previdenciário, Direito e Gestão Pública, Produção e Reprodução de Bovinos, Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais, Administração de Banco de Dados.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/0d10821d-c877-4d84-ac87-cc248e34b648