O curso de Medicina Veterinária da Univiçosa participou do projeto “Sanitarista Mirim”, do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA). Coordenado pela Professora Ludmila Fernandes, da Univiçosa, o projeto abordou a transmissão de doenças através da água e alimentos, uso indevido de medicações, saúde animal e posse responsável. As atividades da primeira etapa começaram no dia 20/08/2014 e foram concluídas no último dia 3.
Com as professoras Edite Teixeira, Maria do Carmo Gonçalves e Cláudia Oliveira Satler; a supervisora Nívea Maria Ladeira; e a diretora Ana Cláudia de Assis Meira, o projeto reuniu cerca de 50 alunos do quinto ano da Escola Municipal “Ministro Edmundo Lins”. Em sala de aula, foi utilizado no trabalho com os alunos um caderno didático editado pelo IMA.
Num segundo momento, profissionais das áreas de saúde humana e animal ministraram palestras ilustrativas, com participação ativa dos alunos através da “caixa de perguntas”: perguntas elaboradas previamente pelos próprios alunos foram respondidas durante as aulas.
“Acreditamos que a presente proposta, sendo trabalhada nas Escolas e contando com apoio da mídia, poderá criar uma cultura que enfatize mais a conservação da saúde do que o tratamento da doença, mudando significativamente a melhoria de qualidade de vida de nossa população ”, diz a Professora Ludmila Fernandes.
A primeira fase do projeto teve, em seu encerramento, uma exposição de desenhos dos alunos sobre os temas abordados, além da apresentação de um coral formado pelos alunos com uma versão criativa da música “Asa Branca” de Luiz Gonzaga, falando sobre as principais doenças infecciosas dos equídeos, com direito a acompanhamento de um sanfoneiro. Depois, houve um lanche para alunos, pais e professores.