Acaba de ser lançada a Revista Científica Univiçosa. Seus objetivos fundamentais são contribuir para a formação profissional dos alunos e estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da pesquisa, segundo a Professora Luciana Navajas Rennó de Araújo, Coordenadora de Pesquisa no NUPEX (Núcleo de Pesquisa e Extensão da FACISA: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa).
A Professora explica que, no universo científico, a pesquisa estimula a curiosidade, a discussão dos resultados e a capacidade de formular perguntas relevantes e instigantes que exigem um conhecimento para serem respondidas. “Deste modo, proporciona o aprendizado e o crescimento intelectual dos estudantes. A pesquisa científica é um processo de busca e transformação de informações, que além de melhorar o conhecimento científico, incrementam o currículo e constituem um diferencial para o profissional no mercado de trabalho”, afirma.
Produzida pela Suprema Gráfica e Editora, a Revista Científica Univiçosa é uma publicação destinada a promover o desenvolvimento da ciência, abrangendo uma vasta gama de campos científicos, e apresenta trabalhos desenvolvidos na área de Saúde e Tecnologia, que foram apresentados no Simpósio de Produção Acadêmica (SIMPAC), no ano de 2010. São 73 trabalhos nas áreas de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Psicologia, Tecnologia em Gestão Ambiental e Tecnologia em Marketing, aprovados por uma Comissão Editorial, o que assegura um padrão de qualidade científica da publicação.
O sucesso da Revista Científica Univiçosa se deve à interação dos professores com os alunos e ao apoio da FACISA/Univiçosa na realização do SIMPAC, além da concessão de bolsas de iniciação científica.
“Formar indivíduos capazes de buscar conhecimento e, sobretudo, saber aplicá-lo, está entre os grandes desafios das instituições de ensino superior, e a produção científica exerce um papel fundamental para desenvolver o conhecimento. Ao publicarmos a primeira Revista Científica Univiçosa, cumprimos nosso papel, uma vez que instigamos nossos professores e alunos a produzirem trabalhos altamente qualificados junto à comunidade acadêmica, agregando valor à formação técnico-científica de todos os envolvidos”, avalia a Diretora da FACISA, Adriana Silva Fialho Cambuí.