Gestor da Univiçosa comenta certificação profissional em TI

Gestor da Univiçosa comenta certificação profissional em TI
Publicado em 10 de agosto de 2010

Gestor da Univiçosa comenta certificação profissional em TI

* Cleiton Elói de Freitas

 
A certificação profissional em TI é uma das formas de determinar o nível de conhecimento de um profissional em determinada área. Para isso, é necessário que esse conhecimento seja medido, balizado, comparado e verificado. As certificações profissionais servem de métrica padronizada para mensurar a quantidade e a qualidade de conhecimentos e habilidades especificas que um profissional possui. Com base nelas é possível atestar se o profissional é ou não especialista em determinada área.
 
Há uma infinidade de certificações em TI no mercado à disposição dos profissionais. O interessado deve estudar os detalhes de cada certificação antes de escolher qual será feita. Precisa ser extremamente criterioso na escolha levando em conta fatores como aceitação e respeitabilidade pelo mercado, além do retorno do investimento. De forma geral, o mais importante é verificar o que de mais importante determinada certificação trará em termos de benefícios para o profissional que a obtiver.
 
As principais certificações de TI que o mercado oferece são:
 
Infraestrutura (redes e sistemas operacionais)
  • Cisco (CCNA, CCNP e CCIE)
  • Microsoft (MCP, MCSA, MCSE e MCDST)
  • Linux (LPI1, LPI2, etc.)
 
Governança e gestão
 
  • PMP (Project Management Professional)
  • ITIL (Information Technology Infrastructure Library)
  • COBIT (Control Objectives for Information and related Technology)
 
Segurança e controles
 
  • CISSP (Certified Information Systems Security Professional)
  • CISA (Certified Information Systems Auditor)
  • CCSE (Check Point Certified Security Expert)
 
Programação
 
  • SCJP (Sun Certified Java Programmer) foco em Java.
 
Muitos profissionais pensam que apenas obter uma certificação garante um bom emprego ou bom salário, mas, na pratica, a certificação serve como diferencial, ou seja, fará com que o currículo do profissional tenha maiores chances de ser selecionado. Em alguns casos, a certificação é um pré-requisito para concorrer a uma vaga onde a empresa quer ter certeza de que o profissional procurado domina determinada tecnologia ou possui conhecimentos específicos em alguma área. É muito comum ouvir questionamentos sobre o salário de um profissional certificado, mas o que deve ser levado em consideração é que quanto maior o nível de dificuldade e abrangência das certificações que o profissional possuir menor será a chance de ele ficar desempregado. Outra questão que dever será analisada é em qual lado da pirâmide você quer estar: na ponta, onde a demanda é enorme e os profissionais são poucos – consequentemente os salários são maiores; ou na base, onde, apesar da demanda forte pelo mercado, existe uma oferta igualmente grande de profissionais.
 
* Gestor dos cursos superiores de tecnologia em”Redes de Computadores” e “Desenvolvimento para Web” da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/0bcfd698-e5a4-4766-9feb-44b7f1d44480