O Gestor do Curso de Engenharia Civil da Univiçosa, Engenheiro Adonai Gomes Fineza, defende sua tese de doutorado nesta quarta-feira (25), na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O título da tese é “Modelagem Hidrogeológica de Aquífero Poroso por meio de Redes Neurais Artificiais”.
A banca avaliadora é composta pelos doutores Eduardo Antônio Gomes Marques (UFV), César da Silva Chagas (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária: EMBRAPA), Enivaldo Minette (UFV), Alexandro Gomes Facco (Universidade Federal do Espírito Santo: UFES) e Jonathas Batista Gonçalves Silva (Universidade Federal de Juiz de Fora: UFJF).
No resumo de sua tese de doutorado em Engenharia Civil, sub-área Geotecnia, Adonai Fineza descreve que o objetivo foi “aplicar redes neurais artificiais (RNA) para a predição do posicionamento do lençol freático, utilizando como fonte de dados: sondagens da área de estudo, perfis de solo, slug test para determinação da condutividade hidráulica, precipitação e monitoramento de 14 poços perfurados e 3 poços cacimba. Para a predição da cota freática foram realizadas diferentes combinações entre as variáveis: Mde (elevação); Slope (declividade); Curvat (curvatura); Plano (plano de curvatura); Perfil (perfil de curvatura); Cti (índice topográfico combinado); VertDist (distância vertical); Valldept (aspecto) e Flowdir (direção de fluxo). O melhor resultado foi obtido com quatro variáveis discriminantes: Mde, Slope, VertDist e Flowdir; chegando a um R2 de 97,0%. Os resultados demonstram um grande potencial de utilização desta abordagem e os mapas inferidos por RNA mostraram muita coerência e resultados melhores frente aos fornecidos pelo software de calibração Modflow”.
A defesa vai acontecer às 14h, no Departamento de Engenharia Civil da UFV.