Faculdade é parceira na implantação do Senai em Viçosa

Faculdade é parceira na implantação do Senai em Viçosa
Publicado em 26 de agosto de 2009

O Prof. Romeu e alunos

Começaram os preparativos internos para dar início às obras das instalações do Senai em Viçosa. A unidade vai funcionar no campus da Faculdade graças a uma parceria com a Prefeitura e a Fiemg: Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais. 

Convênio entre o município e a Federação foi assinado na quinta-feira (20). A assinatura do histórico convênio foi fruto de intensa iniciativa e mobilização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, que fez toda a articulação necessária junto às autoridades competentes para a instalação desta tradicional escola profissionalizante. 

Estiveram presentes, em Belo Horizonte, nesta ocasião histórica para evolução do Município e da região: o prefeito Raimundo Nonato Cardoso; o secretário municipal de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Ramon Fernandes; o chefe do Departamento de Indústria e Comércio da PMV, Marcos Rocha; o vereador João “Josino” Ladeira, representate da Legislativo Municipal; Evaldo Zeferino Rodrigues, diretor administrativo da Faculdade; Luiz José “Tilú” de Arruda Alves, líder empresarial; o presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade; o diretor regional do Senai, Alexandre Leão; o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Danilo de Castro, o deputado federal Rodrigo de Castro; e o deputado estadual Mauri Torres. 

A instalação do Senai no bairro Silvestre demonstra a preocupação da Administração Municipal em descentralizar os órgãos públicos. Como parceira no empreendimento, a Faculdade se comprometeu a construir em seu campus toda estrutura necessária para a implantação do Senai, bem como mobiliar as salas de aula de acordo com o projeto elaborado e encaminhado pela Fiemg, atendendo à todas as exigências legais. Em contrapartida, o Município pagará mensalmente pelo aluguel do espaço a ser utilizado. 

Os cursos serão abertos de acordo com a demanda do Município, a partir de pesquisa específica para este fim. Assim que forem definidos e a estrutura estiver concluída, será aberto o processo seletivo. “A cidade de Viçosa está carente de iniciativas como esta. O Senai fará o resgate social de quem não pôde cursar uma faculdade e certificar quem já é informal no ramo”, afirma o secretário municipal Ramon Fernandes. 

A qualificação oferecida pelo Senai promove o acesso ao emprego e à carteira assinada, pois forma uma base profissional para o mercado de trabalho. “Só se pode mudar a realidade de um país com a educação. Parabéns à Viçosa e seus governantes, que estão atentos a esta questão social e econômica de fundamental importância para o progresso da cidade”, destaca o presidente da Fiemg, Robson Braga de Andrade.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/0a74bfc9-5829-42e7-a7e7-e90b575d0607