Jaqueline Carrara Folly Valente, Enfermeira Obstetra, Especialista em “Ginecologia e Obstetrícia”: Professora do Curso de Enfermagem da Univiçosa
Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças. Sua particularidade é o crescimento desorganizado de células, que invadem tecidos e órgãos, podendo ocorrer metástase: a doença se espalha para outras regiões do corpo.
O câncer pode ser causado por vários fatores externos e internos: exposição a substâncias químicas, vírus, hormônios, condição genética, dentre outros.
Infelizmente, até os dias atuais se pensa que o diagnóstico de câncer sempre é sinônimo de morte e que o tratamento raramente leva à cura. Entretanto, sabe-se que muitos tipos de câncer são curados, desde que tratados em estágios iniciais, destacando-se a importância do diagnóstico precoce.
A detecção precoce é a melhor estratégia de prevenção e a principal arma na luta contra o câncer de mama é a mamografia, que deve ser realizada uma vez ao ano por todas as mulheres acima de 40 anos. A partir dessa idade que há um aumento significativo de risco para a doença. A mamografia é o único exame diagnóstico capaz de detectar um nódulo com menos de 1 centímetro. Não podemos nos esquecer da importância do autoexame das mamas, que deve ser realizado mensalmente.
Como forma de incentivo às mulheres em relação à prevenção do câncer de mama, vários entes da sociedade se mobilizam durante o mês de outubro, participando do movimento internacional “Outubro Rosa”, que começou nos Estados Unidos no final do Século 20. O nome remete ao laço cor-de-rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. População, empresas e entidades são estimuladas a participar dessa batalha contra a doença mais temida pelas mulheres.
É um movimento voltado à conscientização sobe a importância da detecção precoce do câncer de mama. Vários eventos instigam a mulher sobre a necessidade do diagnóstico precoce da doença, bem como suas formas de prevenção e os riscos que o câncer de mama pode trazer.
A iluminação cor-de-rosa em monumentos, prédios públicos e demais locais é uma ação grandiosa e de larga repercussão, representando importante leitura visual do combate ao câncer de mama, além de significar a união dos povos pela saúde feminina com o intuito de chamar atenção para a importância do autocuidado.
O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curada. Quanto mais cedo ele for detectado, mais fácil será a cura.