De acordo com a publicação da Portaria 2488, de 21 de outubro de 2011, que aprova a Política Nacional de Atenção Básica para o SUS e inclui a Medicina Veterinária no NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), o médico veterinário agora também deve estar presente nas ações de atenção básica à saúde com o objetivo de auxiliar as ações já implementadas nos programas de saúde pública existentes, com a participação de outros profissionais.
No município de Viçosa, existe uma grande população de cães e gatos domiciliados e semidomiciliados, cujos proprietários não possuem condições financeiras suficientes para prover cuidados veterinários. Diante disso e da necessidade do médico veterinário no NASF, o curso de Medicina Veterinária da Univiçosa propõe aos estudantes a participação deles no projeto de extensão “Veterinário da Família”, coordenado pelo professor Gustavo Cobucci. O projeto se baseia no acompanhamento dos alunos aos agentes de saúde dos bairros João Brás e Silvestre, realizando visitas domiciliares e avaliação, cadastro e triagem dos animais, exame físico e encaminhamento ao Hospital Veterinário da Univiçosa, se necessário, além da entrega de panfletos sobre posse responsável e outros informativos sobre Medicina Veterinária Preventiva: vacinações, vermifugações e prevenção de zoonoses. Uma parte da equipe ficará no Hospital Veterinário para atendimento de animais encaminhados pelo projeto. As inscrições vão até o dia 13 de agosto e o processo seletivo acontecerá no dia 14 de agosto, às 14h.
Leia o edital
Outro projeto de extensão que acontecerá simultaneamente é para estudantes de graduação que queiram trabalhar com cães e gatos. É o Grupo de Estudos em Cães e Gatos, com inscrições também até 13 de agosto, também com o professor Gustavo Cobucci.