Eduardo Gonçalves, Gestor Ambiental pela Univiçosa/ESUV
A humanidade obteve grandes avanços científicos, tecnológicos e inovadores, mas não esperava ser surpreendida pela “escassez” de um dos recursos naturais mais abundantes do planeta, a água. Apesar de ocupar 2/3 da superfície da Terra, 97% desse total se encontram em oceanos, 2% em geleiras polares, sobrando apenas 1% de água doce (rios, lagos, lagoas e lençóis subterrâneos) passível de tratamento para consumo humano.
Com o crescimento urbano e o desenvolvimento industrial aumentaram os níveis de contaminação, poluição e degradação da água, sendo que seu volume no planeta não se altera, mas pode mudar de local ou forma física, diminuindo a quantidade disponível a ser tratada para consumo humano. Os índices de poluição atingem 30% dos mananciais, trazendo, como consequência, a má qualidade da água, fator responsável por mais de 80% das internações hospitalares e 33% dos óbitos ocorridos em países como o Brasil, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Preocupada com estes e outros dados alarmantes, a Organização das Nações Unidas (ONU), criou, em 22 de março de 1992 o Dia Mundial da Água, com a elaboração da Declaração Universal dos Direitos da Água composta por 10 artigos, como princípio básico para sua utilização e preservação. O objetivo é que todos os anos, neste dia, a sociedade tenha oportunidade e estímulo de debater os problemas, assim como buscar soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos, a fim de promover discussões acerca da consciência do homem em relação a esse precioso bem natural.
A cidade de Extrema (MG) vem sendo exemplo com o seu Projeto Conservador de Águas, que no último dia 6 de março teve seu trabalho reconhecido, entre os 12 dos 400 trabalhos avaliados para receber o Prêmio Internacional de Dubai para Boas Práticas, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Além deste prêmio, Extrema coleciona vários outros com este importante projeto, que se destina à conservação e preservação de nascentes. Portanto, vamos nos conscientizar seguindo o exemplo das pessoas que são capazes de inovar pensando na melhoria da qualidade de vida do ser humano.
Palestra dia 25/3 comemora Dia da Água
Para marcar o Dia da Água, os cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental programaram a palestra "Conservar a Água é Preservar a Vida", com Aline de Araújo Nunes e Nívia Carla Rodrigues, pesquisadoras/doutorandas do Grupo de Pesquisa em Recursos Hídricos (GPRH), do Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Será na segunda-feira (25/3), às 19h, na sala 213, aberta aos alunos interessados.