Célber Limonge* e Isabella Werneck**
A gravidez é uma condição especial de saúde que provoca diversas modificações e adaptações no organismo materno. São modificações necessárias para o estabelecimento e progressão do ciclo gravídico-puerperal.
O fisioterapeuta trata os possíveis distúrbios musculoesqueléticos e neuromusculares da gravidez, aliviando as dores e desconfortos decorrentes das alterações biomecânicas e orientando sobre a realização das atividades cotidianas, inclusive as profissionais, melhorando, assim, a qualidade de vida das gestantes.
A Hidroterapia ou Terapia Aquática é muito procurada por mulheres durante a gestação, devido aos seus vários benefícios:
- Alívio da sintomatologia dolorosa, como as lombalgias;
- Redução dos edemas durante a gravidez;
- Promoção da reeducação postural, já que a gestação altera a posição do centro de gravidade da mulher;
- Melhora do tônus muscular;
- Promoção de um maior relaxamento;
- Melhora da função intestinal, pois a constipação é uma queixa comum entre as gestantes;
- Melhora do condicionamento do aparelho cardiorrespiratório;
- Facilitação do trabalho de parto, tornando-o mais efetivo e menos doloroso;
- Promoção de uma recuperação mais rápida do parto, além de aumentar a autoestima da gestante, proporcionando um bem estar físico e emocional.
Os atendimentos de Hidroterapia para Gestantes estão disponíveis para toda a comunidade, na Clínica Escola da Univiçosa e o agendamento pode ser feito pelo telefone (31) 3899 8042.
* Gestor do Curso de Fisioterapia da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde, mantida pela Univiçosa. * Fisioterapeuta da Clínica Escola