Juliana Rocha Reis: Enfermeira, Especialista em Neonatalogia Intensiva, Professora do Curso de Enfermagem da UNIVIÇOSA
O enfermeiro que atua em assistência direta na Estratégia Saúde da Família desenvolve ações direcionadas a todas as fases do ciclo da vida dos cadastrados da sua área de abrangência. Sobretudo, na atenção a saúde da criança, o enfermeiro apresenta como meta alcançar uma qualidade do crescimento e desenvolvimento infantil com práticas assistenciais específicas que visam à proteção, promoção e recuperação da sua saúde.
Assim, através da consulta de Enfermagem voltada ao público pediátrico, à puericultura, o profissional enfermeiro acompanha de forma periódica e sistemática a saúde da criança. A puericultura apresenta como objetivo prestar assistência holística e individualizada identificando agravos da saúde-doença. A Lei 7.498/1986 regulamentou o exercício da Enfermagem, determinando a realização da puericultura como atividade privativa do enfermeiro. O acompanhamento periódico do crescimento e desenvolvimento das crianças possibilita que as ações sejam realizadas englobando orientações ao seu cuidador sobre doenças imunopreveníveis, prevenção de acidentes, aleitamento materno, higiene individual e ambiental, identificação precoce dos agravos, alimentação, sono e repouso e as necessidades de afeto infantil.
O profissional enfermeiro comprometido com tais ações de promoção à saúde da criança sabe do desafio de assistir esse público que se encontra inserido em um contexto familiar próprio e, este, em uma cultura popular que pode ser um obstáculo para o alcance da sua assistência.