Marcos Vinicius Sanches Abreu: Engenheiro Agrimensor, Doutorando em Informações Espaciais. Professor de Topografia, Estradas, Sistemas de Informações Geográficas, Cartografia e Sensoriamento Remoto dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil da Univiçosa
O termo Inteligência Geoespacial, segundo a Agência Nacional de Inteligência Geoespacial estadunidense (NGA), refere-se à “exploração e análise de imagens e de informações geoespaciais para descrever, avaliar e representar visualmente características físicas e atividades geograficamente referenciadas na Terra”. Ou seja, é o ramo da ciência que busca produzir conhecimento e tomar decisões através da análise de dados geoespaciais.
Dentro deste contexto, é interessante ressaltar que a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que cerca de 80% das informações no mundo são geoespacializáveis. Tal fato nos permite fazer inferências sobre o potencial da Inteligência Geoespacial nos processos de análises, monitoramentos, diagnósticos e prognósticos de diversos fenômenos relacionados ao nosso cotidiano.
A visualização, interpretação e utilização de dados geoepaciais permite a identificação de padrões, tendências e relacionamentos, os quais norteiam políticas, decisões e ações. A simples utilização de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) já não é exclusividade de especialistas em Ciências Geoespaciais. Na última década, os leigos, puderam experimentar no avanço das Geotecnologias, como Google Earth, Sistemas Móveis de Localização, Mapas on line, as vantagens da utilização da Inteligência Geoespacial.
Entretanto, as aplicações geoespaciais vão além do lazer, da curiosidade ou da tomada de decisões cotidianas, como qual a melhor rota para se chegar ao supermercado ou qual é a escola mais próxima do local onde reside. Dentre as diversas possibilidades podem-se destacar as aplicações em gestão territorial e políticas públicas, meio ambiente, agricultura, saúde, educação, negócios, marketing, logística, comunicação, comércio e serviços, criando um mercado que movimenta centenas de bilhões de dólares por ano no mundo todo, conforme aborda o portal especializado em comunicações Tele.Síntese.
A Inteligência Geoespacial está aí! Aprender a pensar espacialmente é o desafio!