Entre os dias 26 e 30/9, no Centro de Convenções de Goiânia (GO), cerca de 400 congressistas de todo o país participaram do XV ENAPAVE (Encontro Nacional de Patologia Veterinária).
Com oito trabalhos científicos, a FACISA (Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde), mantida pela Univiçosa, foi a segunda instituição com o maior número de trabalhos apresentados, ficando atrás somente da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), do Rio Grande do Sul. A Univiçosa foi representada por três professores da área de patologia e cinco estudantes de graduação em Medicina Veterinária.
As alunas Paula Baêta e Gláucia Matos (10 período) constataram que a troca de experiências entre clínicos e patologistas é sempre promissora e certamente contribui para o sucesso da conduta clínica. Os alunos Carlos Henrique e Ana Carolina Wakin Barros (4 período) consideram construtiva a experiência de participar de um evento tão importante e apresentando trabalhos científicos. “Adquirimos uma visão muito mais ampla da Medicina Veterinária e, sobretudo, da importância de participarmos da iniciação científica. Valeu à pena!”, afirmaram. “Não tenho dúvidas sobre a área que quero seguir. Vou ser patologista!”, disse Thalita Evane (6 período).
Os alunos foram orientados pelos professores Rosyane Cruzeiro, João Paulo Machado e Gabriel Domingos Carvalho, da área de Patologia Veterinária.
O número e a qualidade dos trabalhos apresentados deixam claro o acerto da Univiçosa ao apoiar a iniciação científica. A apresentação de trabalhos científicos em eventos nacionais, como o ENAPAVE, divulga o nome da Instituição, colocando-a entre as instituições que contribuem para o desenvolvimento técnico científico do país.
Trabalhos apresentados pelos alunos da Univiçosa no XV ENAPAVE
- Diagnóstico de dermóidecorneano em cão – relato de caso;
- Primeiro diagnóstico de cisto epidermóide ovariano em vaca de abateno Brasil;
- Avaliação de lesões histopatológicas de pulmões de suínos naturalmente infectados com PCV2;
- Avaliação de lesões histopatológicas de linfonodos de suínos naturalmente infectados com PCV2;
- Primeiro relato de meningoencefalite necrotizante em cão da raça pug no Estado de Minas Gerais;
- Granuloma Eosinofílico em Muar – relato de caso.