Acadêmicos e Psicólogos da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde participam de uma missão humanitária coordenada pela Cruz Vermelha na região serrana do Rio de Janeiro. Nos primeiros dias do ano, a região registrou centenas de mortes em virtude de alagamentos e deslizamentos de terra. De acordo com a Gestora do Curso de Psicologia da Univiçosa, Ângela Figueira, o objetivo da missão é utilizar os conhecimentos do grupo cuidando das feridas emocionais das pessoas atingidas pela tragédia.
Segundo a Cruz Vermelha, muitos adultos e crianças sofrem profundamente a perda de seus referenciais: família, casa, objetos pessoais e animais de estimação, por exemplo. “Em situações assim, faltam forças para a pessoa recomendar e há forte incidência de suicídios”, comenta Ângela. “São ocasiões em que as mais diversas reações de natureza psicológica despontam nas pessoas: medo, raiva, insegurança, revolta e agressividade. A Psicologia pode ajudar essas pessoas e quem está envolvido no trabalho a lidar com o cenário de calamidade”, explica.
A equipe da Univiçosa partiu nesta sexta-feira (4) e vai passar 10 dias em Teresópolis, aproveitando o período de carnaval. Também integra o grupo o Professor do Curso de Libras da Faculdade, Carlos Henrique.