Estudo indica profissões em alta até 2015

Estudo indica profissões em alta até 2015
Publicado em 09 de novembro de 2007
Cursos superiores de curta duração oferecidos pela Faculdade estão entre os primeiros colocados em ranking sobre as melhores profissões do mercado de trabalho entre 2008 e 2015. Estudo elaborado pela Firjan e parceiros é referência na hora de decidir em que curso o jovem deve investir para ampliar chances de empregabilidade nos próximos oito anos e também orienta governos, empresas, sindicatos e instituições de ensino. Gestor do Curso de Marketing da Faculdade comenta estudo.

A Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro) e a unidade fluminense do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) acaba de divulgar os resultados da pesquisa “Perspectivas Estruturais do Mercado de Trabalho na Indústria Brasileira — 2015”. O estudo contou com a supervisão técnica da FGV (Fundação Getúlio Vargas) e objetivou identificar as necessidades do mercado de trabalho no futuro próximo e o como o jovem deve investir na própria formação educacional para aumentar suas chances de emprego. Com a pesquisa, também as empresas, sindicatos, governos e instituições de ensino passam a contar com um norte para orientar seu planejamento estratégico.

O estudo projeta as perspectivas do setor para 2015. Foram pesquisadas 416 indústrias que empregam, atualmente, 495.400 funcionários. Gestores de recursos humanos e de operações dessas empresas indicaram aos pesquisadores as áreas mais promissoras: petróleo, petroquímica, meio ambiente, construção civil e engenharia. “Os resultados da pesquisa por área profissional apontam perspectivas otimistas e refletem a percepção de que o País tem condições, após duas décadas de estagnação, de inaugurar um novo ciclo de desenvolvimento sustentado”, aponta o relatório da Firjan.

Segmentação da pesquisa

Quando os resultados do estudo são desagregados, numa escala que varia de -1 (para o pior cenário) a +1 (para o melhor cenário), as perspectivas referentes à área de gestão indicam uma maior conscientização das empresas sobre a importância do foco no cliente como fator de desenvolvimento da competitividade. As três áreas com maior potencial são, pela ordem: atendimento ao cliente (0,89), marketing (0,63) e comercial (0,53) — áreas privilegiadas nas grades curriculares dos cursos superiores de curta duração oferecidos pela Faculdade, em particular no próprio Curso de Marketing e de Gestão de Pesquisa e Médias Empresas (Processos Gerenciais).

Cursos da Faculdade em alta


Em termos de perspectiva de crescimento até 2015, a pesquisa da Firjan e do Sebrae-RJ realça outros pontos positivos para os cursos da Faculdade. Entre os dez primeiros colocados, nove contém componentes privilegiados nos cursos da Instituição: atendimento ao cliente (0,9); marketing (0,6); comercial, compras, planejamento, comunicação e recursos humanos (0,5); financeiro (0,4) e tecnologia da informação (0,3). Outro rumo apontado pela pesquisa revela que há uma crescente tendência pela terceirização de serviços em quatro segmentos: tecnologia da informação, jurídico, contabilidade e serviços gerais. E, ainda: as áreas de marketing, gestão ambiental e atendimento ao cliente e comercial terão sua importância aumentada, até 2015.

No contexto dos trabalhadores de produção, a pesquisa da Firjan traz um alerta contundente: quem não estudar adequadamente terá dificuldades cada vez mais crescentes para conseguir um emprego ou se manter empregado. Os cursos tecnológicos, como os oferecidos pela Faculdade, são considerados requisitos preponderantes para 91% das carreiras analisadas.

Gestor do Curso de Marketing da Faculdade comenta pesquisa

A Faculdade tem visão de futuro e dá oportunidade a quem busca ensino de qualidade para se destacar no mercado de trabalho. Isso fica evidente com a divulgação da pesquisa realizada pela Firjan e Sebrae-RJ. A opinião é do coordenador do Curso de Marketing da Faculdade, Prof. Dr. Bruno Torres. Leia a íntegra do comentário:

“Fico feliz em saber que a Instituição de Ensino em que trabalho está sempre na vanguarda do conhecimento. Essa pesquisa vem demonstrar a visão de futuro da Faculdade, ou seja, a Faculdade está dando a oportunidade para todos aqueles que buscam um ensino de qualidade e querem se destacar no mercado. Como a própria pesquisa diz, os cursos ofertados pela Faculdade são os cursos do futuro!

É bom saber que os cursos tecnológicos têm um currículo próprio, mais específico e com ênfase na preparação prática de formandos para o mercado de trabalho; e por isso também são chamados de Cursos de Curta Duração. Em um eventual processo de seleção, para a área de marketing, por exemplo, um candidato graduado em um curso tecnológico específico terá chances semelhantes ou até melhores que o formado em administração de empresas, mas, evidentemente, o formado em administração poderá se candidatar a outras áreas.

Como diz a pesquisa, o curso Superior de Tecnologia em Marketing é uma tendência do mercado: ‘a área de atendimento ao cliente, embora não esteja em grande evidência atualmente, tende a ter sua importância incrementada. A área de marketing encontra-se em relativa evidência e tende a ganhar importância’. Aqueles que se adiantarem e fizerem o curso antes, com certeza sairão ganhando no futuro. O conselho é investir agora para colher depois!" (Bruno Torres)

Saiba mais sobre os cursos da Faculdade e o vestibular 2008.


Fonte: https://academico.univicosa.com.br/uninoticias/acervo/008a549c-1553-40c7-903b-a1a37c53413a