Prouni
Se você fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dois últimos anos e se enquadra nos critérios, pode ingressar na Univiçosa com bolsa de até 100% pelo Programa Universidade para Todos (ProUni)!
As inscrições do Prouni abrem duas vezes por ano.
Os critérios para participar do Prouni:
- Ter tirado, no mínimo, 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação;
- Ter feito alguma das duas últimas edições do Enem;
- Ter a renda familiar bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita (para bolsas de 100% e de até até 3 salários-mínimos (para bolsas de 50%);
- Ter terminado o Ensino Médio;
- Ser pessoa com deficiência.
- Não ter realizado a prova como treineiro.
Quais são os documentos necessários no Prouni?
Para fazer a sua matrícula pelo Prouni, você deve apresentar toda a documentação necessária. É preciso levar os documentos de todas as pessoas que moram na mesma casa que você.
Você pode acessar a lista completa dos documentos necessários clicando aqui.
Professores da rede pública tem uma condição especial para participar do Prouni:
Se você é professor da rede pública de ensino, pode se inscrever para cursos de Pedagogia e para Licenciaturas sem comprovação de renda. Como professor, você só precisa comprovar a sua atuação no magistério da rede pública.
A renovação será para todos os bolsistas que conseguiram a bolsa até o segundo semestre de 2022.
Como fazer a inscrição para o Prouni?
Se inscrever no Prouni é online e de graça! Duas vezes por ano são abertas as inscrições do Prouni, no site https://acessounico.mec.gov.br/prouni. No segundo semestre, as inscrições ficam abertas do dia 00 de junho de 2023 a 00 de julho de 2023. Tudo o que você informar quando preencher a ficha de inscrição deve ser comprovado por meio de documentos específicos na hora de fazer a matrícula aqui na Univiçosa. Se houver alguma inconsistência, você pode ser desclassificado da pré-seleção e a vaga é remanejada para a próxima pessoa na ordem de classificação.
Quais são os critérios para ter direito a bolsa do Prouni?
Quem tem renda familiar bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita, pode solicitar a bolsa de 100%. Isso significa que, se somar a renda de todos da sua família que trabalham e dividir pelo número total de pessoas, o resultado for menor do que um salário mínimo e meio, você pode concorrer à bolsa integral. Quem tem renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos per capita, pode solicitar a bolsa de 50%. Isso significa que, se somar a renda de todos da sua família que trabalham e dividir pelo número total de pessoas, o resultado for menor do que 3 salários mínimos, você pode concorrer à bolsa que cobre metade do valor do curso. Além disso, se você conseguir a bolsa de 50% do Prouni, pode se inscrever no Financiamento Estudantil (Fies) para cobrir a outra parte da mensalidade e pagar só após se formar, entenda como funciona o Fies clicando aqui.
Tem cotas no Prouni?
Sim! Uma parte das bolsas oferecidas pelas faculdades credenciadas no ProUni são reservadas para os candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas, independente de renda.
O que é o Prouni?
O Prouni é um programa presente em todo o país e é gerido pelo Governo Federal. O objetivo do Prouni é proporcionar bolsas de estudo de 100% ou 50% para pessoas que querem entrar em faculdades particulares. A bolsa do Prouni cobre o valor, seja ele parcial ou integral, até o final do curso. O Prouni cobre todas as mensalidades do estudante, sem que seja necessário pagar de volta depois de terminar a faculdade. A única exigência é ter um bom desempenho ao longo do curso.
Atendimento
-
(31) 3899-8061